Regulação tarifária do gás natural na pós-conversibilidade. Análise de seus efeitos nos salários e no desempenho das empresas
Resumo
As reformas econômicas implantadas durante a década de 1990 transformaram a estrutura social na Argentina e os serviços públicos de energia não foram exceção, porque suas principais empresas foram privatizadas. Após a saída da conversibilidade em 2002 e a interrupção do marco regulatório, quais foram as transformações da intervenção do Estado nos serviços públicos após a sanção da lei de emergência pública de 2002? Quais foram seus efeitos sobre o rendimento e desempenho econômico das empresas? O objetivo do artigo é revisar as mudanças na regulação tarifária do serviço público de gás natural residencial no período de pós-conversibilidade (2002-2017) a partir da análise das mudanças na orientação da intervenção do Estado no setor em relação à década de 1990. E como estes impactaram os salários e a rentabilidade das principais empresas do setor.
Palavras-chave: gás natural; distribuição; preços; serviços públicos; Argentina.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).




















