Marx, Sraffa y los precios sin valor según algunos seguidores de Piero Sraffa

Autores

  • Alejandro Valle Baeza UNAM

Resumo

Este texto trata de uma crítica à escola, sobre o excedente, que tem origem na obra de Piero Sraffa. Ele refuta uma crítica: à da redundância do valor-trabalho na versão que utiliza o conceito de composição orgânica verticalmente integrada. Veremos que um trabalho matemático de Parys (1982), supostamente inexpugnável e que apoia a ideia de que o conceito de valor trabalho é desnecessário, não é realmente conclusivo.

Mostra, também que, uma das ideias geralmente pouco entendida é que valor e preço são dois conceitos interligados e de igual importância e não como sustentam muitos sraffianos, desde Steedman (1978) até Garegnani (1979), que o valor é uma explicação pobre e redundante dos preços. Para isso, se recorre à análise concreta da realidade capitalista para mostrar que o valor e o preço são dois conceitos essenciais para análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Valle Baeza, A. (2016). Marx, Sraffa y los precios sin valor según algunos seguidores de Piero Sraffa. Cuadernos De Economía Crítica, 2(4), 121-141. Recuperado de https://sociedadeconomiacritica.org/ojs/index.php/cec/article/view/29

Edição

Seção

Artículos