Esta é uma versão desatualizada publicada em 2019-12-01. Leia a versão mais recente.

Contribuição para uma filosofia política da economia

Autores

  • Ezequiel Orso UNR

Resumo

O progresso de uma investigação em andamento é socializado. Sua premissa é que a ciência econômica é um território de múltiplas determinações e dispositivos destinados a resolver disputas teórico-políticas em vários níveis. A educação econômica é atravessada por esses dispositivos, terreno comum, muitas vezes, de ortodoxia e heterodoxia.

Desnaturalizar os elementos implícitos em nossa ciência serve para nos perguntar sobre sua natureza e configuração. Foi esse gesto que decidimos nomear a Filosofia Política da Economia de forma provisória e momentânea. Essa indicação se deve ao fato de que esses elementos tácitos afetam as subjetividades dos economistas, a política econômica e as práticas sobre a população. Essa maneira de encarar os problemas econômicos se deve a uma nova perspectiva que não é epistemológica, embora algo nela se lembre. Essa renovação do olhar, juntamente com as problematizações que podem ser elucidadas da economia, é a contribuição do nosso artigo.

Palavras-chave: economia política; subjetividade; filosofia política da economía; epistemologia da economía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-01

Versões

Como Citar

Orso, E. (2019). Contribuição para uma filosofia política da economia. Cuadernos De Economía Crítica, 6(11), 137-149. Recuperado de https://sociedadeconomiacritica.org/ojs/index.php/cec/article/view/91

Edição

Seção

Intervenciones