Contribuição para uma filosofia política da economia
Resumo
O progresso de uma investigação em andamento é socializado. Sua premissa é que a ciência econômica é um território de múltiplas determinações e dispositivos destinados a resolver disputas teórico-políticas em vários níveis. A educação econômica é atravessada por esses dispositivos, terreno comum, muitas vezes, de ortodoxia e heterodoxia.
Desnaturalizar os elementos implícitos em nossa ciência serve para nos perguntar sobre sua natureza e configuração. Foi esse gesto que decidimos nomear a Filosofia Política da Economia de forma provisória e momentânea. Essa indicação se deve ao fato de que esses elementos tácitos afetam as subjetividades dos economistas, a política econômica e as práticas sobre a população. Essa maneira de encarar os problemas econômicos se deve a uma nova perspectiva que não é epistemológica, embora algo nela se lembre. Essa renovação do olhar, juntamente com as problematizações que podem ser elucidadas da economia, é a contribuição do nosso artigo.
Palavras-chave: economia política; subjetividade; filosofia política da economía; epistemologia da economía.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-01-12 (2)
- 2019-12-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).