Subdesenvolvimento e excedente económico: uma possível ligação entre as contribuições de Paul Baran e Celso Furtado
Resumo
Para caracterizar os processos de desenvolvimento em curso na América Latina é importante recuperar os pioneiros na discussão de abordagens do subdesenvolvimento. Neste sentido, refutando o argumento estándar de desenvolvimento por fases, as contribuições de Paul Baran (marxismo monopolista) e Celso Furtado (estruturalismo latinoamericano) são dois das principais visões que ajudan a perceber os aspectos que definem a condição periférica do nosso subcontinente. Este trabalho tem o objectivo de verificar a principal tese destes autores relativa à caracterização do subdesenvolvimento, com base no conceito de excedente econômico, procurando os elos de ligaçao entre elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).