Las As políticas governamentais de estímulo ao Investimento Externo Direto (IED) brasileiro na América do Sul entre os anos 2003 e 2010: regressão produtiva e inserção dependente
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar as políticas públicas de promoção do Investimento Externo Direto Brasileiro (IED) para a América do Sul entre os anos de 2003 e 2010, bem como evidenciar alguns de seus resultados sobre a estrutura produtiva da região. Pretende-se mostrar que tais intervenções foram feitas nos moldes da atual divisão internacional do trabalho e contribuíram para reforçar a especialização do Brasil como produtora de matérias-primas e commodities industriais. Consequentemente, a política governamental consolida a condição dependente da economia brasileira e a inserção subordinada da América do Sul na economia mundial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).